segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Países da América Latina e do Caribe fecham acordo para maior cooperação digital

Representantes de 18 países da região aprovaram a Agenda Digital para a América Latina (eLAC2018) durante Conferência na Cidade do México.
Alicia Bárcena, secretária executiva da CEPAL, em discurso no encerramento da Conferência. Foto: CEPAL
Alicia Bárcena, secretária executiva da CEPAL, em discurso no encerramento da Conferência. Foto: CEPAL
A Agenda Digital para a América Latina (eLAC2018) foi adotada por 18 países – incluindo o Brasil – no final da quinta Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação, que acabou nesta sexta-feira (7), na Cidade do México.
O documento estabelece cinco áreas de ação e 23 objetivos. No discurso de encerramento do evento, a secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, disse que “esta agenda digital regional deve tornar-se a espinha dorsal para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] para 2030”.
A eLAC2018 pretende desenvolver na região o ecossistema digital para fortalecer, através de um processo de integração regional e cooperação, políticas que promovam uma sociedade baseada no conhecimento, na inclusão e na igualdade, na inovação e na sustentabilidade ambiental.
Neste sentido, Bárcena sugeriu que a região deve evoluir mais rapidamente para uma economia digital inclusiva, passando de uma internet do consumo para uma internet de produção, permitindo ganhos de produtividade. “Isto implica em alterações profundas nos modos de produção e consumo. Modos de produção que devem ser mais produtivos e ambientalmente sustentáveis”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário