As forças de segurança do Peru resgataram sete crianças e oito adultos que estavam em cativeiro sob controlo do grupo Sendero Luminoso na selva do centro e sul do país.
LUIS ENRIQUE SALDANA/EPA
No dia 27 de julho foram resgatadas 26 crianças e 13 mulheres
Os menores e adultos foram resgatados na região dos vales dos rios Apurimac, Ene e Mantaro - denominada VRAEM.
Esta foi a segunda operação do género realizada esta semana, depois de na segunda-feira terem sido resgatados outras 26 crianças e 13 mulheres, na mesma região.
Segundo o vice-ministro da Defesa, Iván Vega, em declarações à RPP Notícias, os menores foram encontrados em condições de saúde "deploráveis", com doenças de pele e subnutridos, tendo sido imediatamente submetidos a cuidados médicos.
Segundo o governante, ainda há entre 60 e 80 menores sequestradospelos homens do Sendero Luminoso em zonas de difícil acesso naquela região.
O departamento do Tesouro norte-americano anunciou no início de junho a inclusão do grupo armado peruano Sendero Luminoso na sua lista negra de traficantes de droga internacionais e o congelamento nos Estados Unidos dos bens de três dos seus líderes.
O departamento sublinhou que o Sendero Luminoso se envolveu na última década em todos os aspetos do tráfico de cocaína, desde o cultivo ao transporte e distribuição, devido à pressão por parte das autoridades peruanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário