Intensificação de violência na Linha de Controle entre a Índia e o Paquistão, que resultou em vítimas em ambos os lados, preocupa o secretário-geral das Nações Unidas.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou na última terça-feira (18) séria preocupação sobre a recente intensificação de violência ao longo da Linha de Controle entre a Índia e o Paquistão, que provocou vítimas em ambos os lados, incluindo civis.
“O secretário-geral pede aos governos da Índia e do Paquistão para usarem máxima contenção e tomar todas as medidas possíveis para garantir a proteção de civis”, disse o comunicado emitido por um porta-voz da ONU. O secretário-geral, acrescentou o comunicado, exorta ambos os países a continuar resolvendo suas diferenças por meio do diálogo.
A ONU tem mantido por muito tempo uma presença institucional na área disputada entre os dois países. De acordo com o mandato do Conselho de Segurança determinado na resolução 307 de 1971, o Grupo de Observação Militar da ONU na Índia e Paquistão (UNMOGIP) monitora e informa sobre as violações no cessar-fogo ao longo da Linha de Controle e nas fronteiras com os vizinhos do Sul da Ásia com os estados de Jammu e Caxemira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário