Ban Ki-moon também reiterou que a comunidade internacional não irá tolerar qualquer uso de armas químicas e que os criminosos serão responsabilizados.
Profundamente perturbado com os contínuos relatos sobre o uso de armas químicas na Síria, bem como o uso de produtos químicos tóxicos, o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon condenou veementemente nesta quinta-feira (27) sua utilização por qualquer parte no conflito e salientou que toda a comunidade internacional tem a responsabilidade de levar os criminosos a julgamento.
Ban reiterou que uma resolução aprovada por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU no início deste mês representa um forte lembrete coletivo da comunidade internacional de que qualquer uso de armas químicas “não será tolerado e terá consequências”.
A resolução, acordada em 7 de agosto, deu SINAL verde para a criação de um mecanismo de investigação conjunto para identificar os responsáveis pela utilização de armas químicas na Síria. O mecanismo, estabelecido no período de um ano, com possibilidade de prorrogação futura, será encarregado de identificar “os indivíduos, entidades, grupos ou governos envolvidos no uso de produtos químicos como armas, incluindo cloro ou qualquer outro produto químico tóxico” na Síria, de acordo com o Conselho, que reiterou que os autores devem ser responsabilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário