sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ONU pede a Venezuela e a Colômbia que resolvam tensões fronteiriças através do diálogo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) manifestou sua preocupação após deportações de colombianos da Venezuela e o fechamento de vários pontos da fronteira.
Mais de mil colombianos são forçados a deixar a Venezuela. Foto: Policía Metropolitana de Cúcuta
Mais de mil colombianos são forçados a deixar a Venezuela. Foto: Policía Metropolitana de Cúcuta
O escritório de direitos humanos da ONU enviou, nesta sexta-feira (28), um apelo aos governos da Colômbia e da Venezuela no qual pede que resolvam suas diferenças através do “diálogo e discussões tranquilas, baseados firmemente nas obrigações do direito internacional e o direito dos refugiados”.  O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) manifestou sua preocupação após as deportações de colombianos da Venezuela e as crescentes tensões na fronteira entre ambos países, após o fechamento de vários pontos da fronteira.
“Estamos preocupados com a declaração de ‘estado de emergência’ em seis municípios fronteiriços no estado de Táchira, na Venezuela”, disse a porta-voz Ravina Shamdasani do ACNUDH em Genebra (Suíça).
A ONU também instou as autoridades venezuelanas a garantir que os direitos humanos de todos os indivíduos afetados sejam plenamente respeitados no contexto de qualquer deportação. O ACNUDH continuará a monitorar de perto a situação e afirmou estar pronto para aconselhar as autoridades venezuelanas e colombianas, concluiu Shamdasani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário