terça-feira, 25 de agosto de 2015

Após fim de semana de caos, ONU dá assistência a refugiados na fronteira da Macedônia com a Grécia

Milhares de pessoas fugindo da guerra na Síria cruzaram a fronteira grega para a Macedônia e cerca de 10 mil chegaram à Sérvia, de acordo com o ACNUR.
Um jovem refugiado sírio leva seu irmão através da fronteira entre a Grécia e a Macedônia, em junho de 2015. Foto: ACNUR / A. McConnell
Um jovem refugiado sírio leva seu irmão através da fronteira entre a Grécia e a Macedônia, em junho de 2015. Foto: ACNUR / A. McConnell
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) está ajudando os refugiados e migrantes em meio a cenas caóticas no fim de semana, quando milhares de pessoas atravessaram a fronteira da Grécia para a Macedônia, de acordo com um comunicado de imprensa. A maioria das pessoas – incluindo muitas jovens famílias com crianças pequenas – disse que tinha passado através da Turquia e viajado de barco para a Grécia, fugindo da guerra na Síria.
Segundo o ACNUR, mais de 10 mil pessoas chegaram à Sérvia desde sábado à noite depois de cruzar da Grécia para a Macedônia e pegar um trem ou um ônibus na cidade de Gevgelija. Na Sérvia, o ACNUR apoia as autoridades e organizações não governamentais na recepção e ajuda aos recém-chegados no centro de trânsito de Presevo, no sul do país. A agência liberou estoques de alimentos limitados para distribuição e, em resposta a um apelo do governo sérvio, está estudando formas de levar mais suprimentos ao local.
Autoridades de fronteira da Macedônia têm resistido em lidar com o grande número de pessoas que tentam entrar no país, e na sexta-feira (21) e sábado (22) fecharam temporariamente a fronteira. O ACNUR tem, ao mesmo tempo, recebido garantias do governo de que a fronteira estará aberta aos refugiados que fogem de conflitos em seus países de origem.
“A maioria das pessoas que chega à fronteira sofreu imensamente antes mesmo de chegar à Grécia e precisa de compreensão, proteção e assistência”, enfatizou o ACNUR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário