Niloy Neel foi agredido até a morte. Seu caso surge após assassinato dos blogueiros Avijit Roy, em fevereiro, Washiqur Rahman, em março, e Ananta Bijoy Das, em maio.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e dois especialistas independentes em direitos humanos da ONU condenaram neste sábado (8) o assassinato de Niloy Neel, o quarto de blogueiro de Bangladesh morto somente este ano. Ele foi agredido até a morte. Ban Ki-moon pediu que os responsáveis sejam levados à justiça.
Ban expressou em um comunicado emitido pelo seu porta-voz suas profundas condolências sobre esses crimes “horríveis” e seu impacto sobre o exercício da liberdade de expressão em Bangladesh. “Ele apela ao governo de Bangladesh para trazer os responsáveis pelo assassinato de Neel e outros blogueiros à justiça rapidamente e garanta que todos os bengaleses desfrutem de liberdade de expressão e de todos os outros direitos humanos sem medo.”
Os relatores especiais para a liberdade de expressão, David Kaye, e para as execuções extrajudiciais, Christof Heyns, disseram em um comunicado à imprensa que a morte violenta de outra importante voz em Bangladesh mostra que graves ameaças à liberdade de expressão persistem no país. O caso de Niloy Neel surge após o assassinato dos blogueiros Avijit Roy, em fevereiro, Washiqur Rahman, em março e Ananta Bijoy Das, em maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário