segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ONU lança publicação para auxiliar povos indígenas a alcançar os Objetivos do Milênio

Material será um dos resultados das discussões das oficinas realizadas por técnicos do PNUD na Terra Indígena Pirakuá, da etnia Kaiowá, no Mato Grosso do Sul.
O projeto tem como objetivo atender às demandas dos povos indígenas sobre os objetivos do milênio e da agenda pós-2015. Foto: Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI).
O projeto tem como objetivo atender às demandas dos povos indígenas sobre os objetivos do milênio e da agenda pós-2015. Foto: Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI).
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançará publicação com o resultado de três oficinas indígenas realizadas na Terra Indígena Pirakuá, no município de Bela Vista (MS). Na terça-feira (04) será realizada uma oficina de trabalho, na Casa da ONU, em Brasília, para discutir a metodologia utilizada e propor formas de ampliação e adaptação a outros povos indígenas e populações de comunidades tradicionais.
O objetivo do projeto é atender às demandas dos povos indígenas sobre os Objetivos do Milênio e da Agenda pós-2015, com indicação de quais são os objetivos relacionados ao bem viver indígena, respeitando o meio ambiente e o papel social de cada indivíduo dentro de suas práticas tradicionais.
As oficinas, que serão a base da publicação, foram realizadas com cerca de 100 indígenas dos povos Kaiowá Guarani, além de representantes dos parceiros da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal de Grande Dourado (FAIND/UFGD) e da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI).
Mesmo com a proximidade do fim do prazo para o cumprimento das metas do milênio, no final deste ano, a interpretação de estudiosos das questões indígenas no Brasil, e em alguns países da América Latina, é a de que os objetivos não incluem povos que possuem direitos coletivos. Sendo assim, técnicos do PNUD se inspiraram na experiência da Colômbia, onde os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram ampliados a partir de uma discussão com a parcela indígena da população do país.
A atual população indígena brasileira é de 896,9 mil indígenas, segundo dados do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Os povos indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil. Do total de indígenas no país, 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário