Material será um dos resultados das discussões das oficinas realizadas por técnicos do PNUD na Terra Indígena Pirakuá, da etnia Kaiowá, no Mato Grosso do Sul.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançará publicação com o resultado de três oficinas indígenas realizadas na Terra Indígena Pirakuá, no município de Bela Vista (MS). Na terça-feira (04) será realizada uma oficina de trabalho, na Casa da ONU, em Brasília, para discutir a metodologia utilizada e propor formas de ampliação e adaptação a outros povos indígenas e populações de comunidades tradicionais.
O objetivo do projeto é atender às demandas dos povos indígenas sobre os Objetivos do Milênio e da Agenda pós-2015, com indicação de quais são os objetivos relacionados ao bem viver indígena, respeitando o meio ambiente e o papel social de cada indivíduo dentro de suas práticas tradicionais.
As oficinas, que serão a base da publicação, foram realizadas com cerca de 100 indígenas dos povos Kaiowá Guarani, além de representantes dos parceiros da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal de Grande Dourado (FAIND/UFGD) e da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI).
Mesmo com a proximidade do fim do prazo para o cumprimento das metas do milênio, no final deste ano, a interpretação de estudiosos das questões indígenas no Brasil, e em alguns países da América Latina, é a de que os objetivos não incluem povos que possuem direitos coletivos. Sendo assim, técnicos do PNUD se inspiraram na experiência da Colômbia, onde os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram ampliados a partir de uma discussão com a parcela indígena da população do país.
A atual população indígena brasileira é de 896,9 mil indígenas, segundo dados do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Os povos indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil. Do total de indígenas no país, 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário