terça-feira, 1 de setembro de 2015

Governo do Estado do Rio de Janeiro e ONU assinam acordo para promoção de cidades mais sustentáveis

O compromisso inclui a promoção de debates sobre os desafios do desenvolvimento urbano, o desenho e a implementação de projetos que possam influenciar políticas públicas em temas urbanos e metropolitanos, bem como a sistematização e difusão de boas práticas sobre o assunto.

Cidade do Rio de Janeiro. Foto:Flickr/John Skodak (CC)
Cidade do Rio de Janeiro. Foto:Flickr/John Skodak (CC)
O representantes do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Estado de Rio de Janeiro se reuniram na quinta-feira (20) no Palácio Guanabara, sede do governo, para celebrar um acordo direcionado a buscar soluções a favor do desenvolvimento urbano sustentável e promover discussões que possam influenciar políticas públicas para o estado.
Ao assinar o documento, o governador estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e o diretor do escritório regional do ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe, Elkin Velásquez, assumiram o compromisso de incentivar ações em benefício da governança urbana metropolitana.
Outros compromissos incluem a promoção de debates sobre os desafios do desenvolvimento urbano, o desenho e a implementação de projetos que possam influenciar políticas públicas em temas urbanos e metropolitanos, bem como a sistematização e difusão de boas práticas sobre o assunto.
“Também se contempla cooperar tecnicamente para a promoção da participação do estado do Rio de Janeiro e seus municípios no processo de preparação para a Habitat III, a terceira conferência da ONU para a moradia e o desenvolvimento sustentável, que acontecerá em outubro no próximo ano, em Quito, Equador”, disse Velásquez.
Além de promover a divulgação da Conferência Habitat III nas cidades do estado, o acordo prevê a elaboração do estudos e projetos-piloto sobre o desenvolvimento urbano sustentável aplicado ao contexto local, e a promoção da Nova Agenda Urbana e os princípios de urbanismo do ONU-Habitat em diversos fóruns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário