sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Brasil ainda não enviou seu plano de ação para acordo climático da ONU. Somente 62 enviaram os seus.

Países devem enviar planos de ação para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Documentos vão formar a base de novo acordo global para o clima.
"O desmatamento mundial é responsável por mais de 20% das emissões de CO2 do mundo. Foto: Flickr/Leonardo F. Freitas (Creative Commons)
“O desmatamento mundial é responsável por mais de 20% das emissões de CO2 do mundo. Foto: Flickr/Leonardo F. Freitas (Creative Commons)
O secretário-geral assistente para Mudanças Climáticas, Jonas Pasztor, anunciou, nesta quinta-feira (17), que apenas 62 nações enviaram seus planos de ação para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Em dezembro, os 194 países integrantes da Convenção se reunirão em Paris (França) para selar um novo acordo universal para combater as mudanças climáticas.
Até lá, cada Estado deve enviar para a UNFCCC um conjunto de metas que vão formar a base do novo acordo global. O documento contendo as propostas de cada país, chamado Contribuição Nacional Pretendida Determinada (INDC), vai informar a Conferência sobre desafios locais e regionais e as metas que os países se propõem alcançar. O Brasil está entre os países que ainda não enviaram seu plano de ação para a UNFCCC.
Em pronunciamento, Pasztor destacou a necessidade da comunidade global assumir compromissos ambiciosos para evitar que a temperatura no mundo aumente mais que dois graus Celsius. “As mudanças climáticas são um multiplicador de ameaças”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário