O Mecanismo deve identificar “indivíduos, entidades, grupos ou governos envolvidos no uso de químicos como armas, incluindo cloro ou outros químicos tóxicos”.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou nesta sexta-feira (11) a autorização do Conselho de Segurança da ONU para estabelecer um mecanismo de investigação paraf identificar os responsáveis pelo uso de armas químicas na Síria.
O Mecanismo Conjunto de Investigação será levado a cabo pela ONU e a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), localizada na Haia (Holanda). Com possibilidade de extensão, o mandato do mecanismo de um ano prevê a identificação de “indivíduos, entidades, grupos ou governos envolvidos no uso de químicos como armas, incluindo cloro ou outros químicos tóxicos”.
Para Ban, a aceitação do Conselho de suas recomendações para a implementação do Mecanismo “sublinha, uma vez mais, a importância de responder ao uso de químicos tóxicos como arma e a necessidade de seus autores serem responsabilizados”.
O chefe da ONU também reiterou o seu pedido de que todas as partes da Síria cooperem com a investigação conjunta e disse que conta com o apoio de todos os membros do Conselho de Segurança e da ONU para a implementação eficaz dessa resolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário