segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Voluntariado é fundamental para desenvolvimento sustentável na América Latina, destaca ONU

Documento avalia papel de voluntários em diferentes países e recomenda integração formal do voluntariado às estratégias de desenvolvimento.
Voluntários da ONU no Vietnã. Foto: VNU
Voluntários da ONU no Vietnã. Foto: VNU
O programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) divulgou nesta quarta-feira (30) o Relatório Estado do Voluntariado no Mundo 2015, que avalia o papel dos voluntários naINFLUÊNCIA do planejamento de políticas públicas e na melhoria da relação entre cidadãos e governos em todas as partes do mundo. O documento é a primeira avaliação global sobre voluntariado e apela aos governos que incluam mais os voluntários nas tomadas de decisões para que sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Panamá foi escolhido para o lançamento latino-americano do relatório, informou o VNU, devido ao movimento voluntário do país que mobilizou a sociedade e decretou a lei de voluntariado nacional em dezembro de 2014.
O documento citou voluntários brasileiros que focaram seuTRABALHO no combate à corrupção em governos locais por intermédio de Observatórios Sociais. O monitoramento dos gastos municipais impediu o desvio de quase 100 milhões de dólares dos cofres públicos, segundo relatório brasileiro de notícias.
A vice-coordenadora executiva do programa VNU, Rosemary Kalapurakal, explicou que apesar da grande contribuição dos voluntários, oTRABALHO está longe de ser totalmente explorado. “Para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, precisamos da participação de todos os setores da sociedade.”, completou Kalapurakal.
De acordo com o documento, os países que construíram “ambiente favorável”, de suporte aos voluntários, em geral, tiveram maior inclusão por parte dos setores excluídos da sociedade nas decisões do governo. O documento cita países como Peru, Honduras e Moçambique, que aprovaram leis para formalizar a contribuição dos voluntários.
Assista ao vídeo sobre a importância do voluntariado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário