segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia da Não Violência: ‘Um mundo mais sustentável será um mundo mais seguro’, afirma chefe da ONU

Para o chefe da ONU, a recém-aprovada Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 também pode apontar o caminho para a redução da violência.
Alunos da Escola Municipal Mateus Dal Pozzo, de Paraí, no Rio Grande do Sul, em uma ação a favor de um mundo sem violência. Foto: Prefeitura Paraí
Alunos da Escola Municipal Mateus Dal Pozzo, de Paraí, no Rio Grande do Sul, em uma ação a favor de um mundo sem violência. Foto: Prefeitura Paraí
No Dia Internacional da Não Violência, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu uma renovação do compromisso com a paz e com uma vida digna para todos, destacando o exemplo estabelecido pelo líder da independência da Índia, Mahatma Gandhi.
“Em um momento de crescentes conflitos, extremismo violento, deslocamento e necessidades humanitárias, a coragem e a determinação de Mahatma Gandhi, cujo aniversário celebramos hoje, é uma inspiração para todos nós”, disse Ban nesta sexta-feira (02).
Para o chefe da ONU, Gandhi mostrou o poder de se opor pacificamente à opressão e ao ódio; como a cooperação e a tolerância podem prevalecer sobre a injustiça; e demonstrou o grande valor do Estado de Direito ao quebrar círculos viciosos de vingança.
As Nações Unidas se posicionam a favor da resolução pacífica dos conflitos e do respeito mútuo entre culturas, crenças e outros campos que poderiam dividir. Para o chefe da ONU, a recém-aprovada Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 também pode apontar o caminho para a redução da violência. “Um mundo mais sustentável será um mundo mais seguro”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário