sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ONU: Quarteto para o Oriente Médio pede reafirmação de compromisso entre israelenses e palestinos

Grupo condena violência contra cidadãos palestinos e israelenses. Em declaração, pedem políticas concretas que mostrem compromisso entre os dois povos.
Menino palestino e soldado israelense diante do Muro da Cisjordânia. Foto: Wikicommons/Justin McIntosh (CC)
Menino palestino e soldado israelense diante do Muro da Cisjordânia. Foto: Wikicommons/Justin McIntosh (CC)
Na última quarta-feira (30), as Nações Unidas e parceiros do Quarteto para o Oriente Médio se reuniram em Nova York e publicaram declaração condenando a violência contra a população israelense e palestina. O grupo inclui a ONU, União Europeia, Rússia e Estados Unidos.
O Quarteto afirmou que além da violência contra os israelenses e palestinos e o ataque em lugares sagrados, o andamento do acordo entre os países e a alta taxa de demolições nos territórios palestinos colocam em perigo uma solução comum pacífica.
O Quarteto destacou ainda a importância da criação de políticas que mostrem compromisso para alcançar uma solução de dois Estados. Para o grupo, o aumento da ameaça terrorista e do extremismo no Oriente Médio torna necessária um consenso entre israelenses e palestinos.
“Os enviados do Quarteto irão se engajar diretamente com as partes para explorar ações concretas que os dois lados podem adotar para demonstrar compromissoGENUÍNO na busca de uma solução”, concluíram em declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário