O acordo contempla a promoção do debate sobre os desafios da governança e planejamento local, além da implementação de um observatório de monitoramento e avaliação de experiências em gestão urbana.
Localizada na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, além das belezas naturais caracterizadas pelo mar cristalino e suas 97 ilhas, Angra dos Reis há 30 anos convive com duas usinas nucleares e outros grandes projetos. Ao final de setembro, a prefeitura, o Instituto Dialog e o Programa da ONU para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat)firmaram uma parceria para responder aos desafios e impactos gerados por esses empreendimentos na cidade.
O acordo contempla a promoção do debate sobre os desafios da governança e planejamento local, metropolitana e regional; investigação e incentivo para a implementação de um observatório de monitoramento e avaliação de experiências, ações e projetos sobre gestão urbana e regional em períodos de transformação.
“É uma excelente oportunidades para promover o diálogo, pensar e implementar projetos que possam influenciar políticas públicas em temas de interesse das instituições, fornecendo a regulamentação estadual para a gestão dos impactos de grandes empreendimentos”, disse a prefeita, Maria da Conceição Caldas Rabha.
O diretor do escritório regional para a América Latina e o Caribe do ONU-Habitat, Elkin Velásquez, afirmou que além de pensar em soluções para a cidade, a oportunidade possibilita atrair mais investimentos a favor do desenvolvimento e da prevenção dos efeitos negativos socioeconômicos e ambientais que grandes projetos podem trazer para a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário